Márcia Laboissiere

Quem eu atendo

18 julho, 2024



Além do meu público alvo de crianças e adolescentes com Seletividade Alimentar, tenho a satisfação de atender pacientes em todas as fases da vida, desde a primeira infância até idosos. Meu foco é proporcionar cuidado integral e humanizado, ajudando a manter a saúde e o bem-estar de cada pessoa.

Além de acompanhar o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, ofereço suporte a adultos e idosos, especialmente aqueles que convivem com doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, câncer, e outras condições que requerem um acompanhamento constante e personalizado.

Atendo também quem está buscando melhorar a qualidade de vida através da reeducação alimentar.

Meu objetivo é estar ao seu lado em cada etapa, promovendo uma vida mais saudável e plena.

Vamos juntos nessa jornada de cuidado e atenção à saúde!

 

Quando ir ao nutricionista

20 junho, 2024


Além da preocupação com emagrecimento, existem muitas razões pelas quais é muito importante consultar um Nutricionista: 

✓ Prevenção e Tratamento de Doenças como: Diabetes, doenças cardíacas, derrames, Hipertensão, certos tipos de Câncer, Hipercolesterolemia, entre muitas outras, além de tratamento para alergias alimentares, doenças gastrointestinais e distúrbios alimentares, por exemplo.

✓ Estilo de vida mais saudável: Podemos ajudar a adotar hábitos alimentares mais saudáveis com reeducação alimentar, baseada nos seus objetivos pessoais, necessidades nutricionais, condições de saúde e acesso financeiro.

✓Aconselhamento Nutricional: Indicações sobre as melhores fontes de alimentos para cada objetivo, necessidades nutricionais individuais, criando um plano de alimentação saudável que se adapte às necessidades de saúde e estilo de vida.

✓Terapia do Comportamento Alimentar: a terapia alimentar quando aplicada por profissional qualificado pode desempenhar um papel interessante no tratamento de transtornos alimentares como anorexia, bulimia nervosa, Seletividade Alimentar e  transtorno de compulsão alimentar periódica.

Mas lembre-se... 

A frequência de visitas ao seu nutricionista é grande responsável pelo sucesso do seu tratamento. 

Todo processo precisa de constância e engajamento.

 

Dicas para criança seletiva

20 junho, 2024

A hora de.comer.exige estímulos sensoriais, pois antes mesmo da comida ir a boca, comemos com os olhos, sentimos a textura e o cheirinho da comida. É normal crianças em fase de desenvolvimento estranharem algum desses sentidos em certo nível.

Para crianças com Seletividade Alimentar esses sentidos costumam ser um grande desafio, muitas vezes tomarão sua decisão de.não comer baseada apenas na aparência, cheiro ou textura do alimento. 

Outro desafio em muitos casos é se manter sentados à mesa, pois o ato de comer pode gerar ansiedade nesses pequenos 

Três dicas importantes: 

🍰 Apresentação do prato: COZINHE junto com seu filho. Ele pode ajudar nos preparos simples como lavar frutas e saladas e na montagem do prato. Essa é uma boa forma de quebrar restrições sensoriais. 

🙌🏼 Restrições alimentares ligadas a texturas dos alimentos podem ser trabalhadas com atividades sensoriais que estimulem o contato com diferentes texturas. Brincar na areia, na terra, com água, na grama, são excelentes opções.

⚽ Movimentos: para crianças que têm dificuldade de se manter sentadas à mesa, incentivar atividades que estimulem movimentos antes do horário das refeições. Isso o deixará mais tranquilo na hora de comer. Outra dica, colocar uma almofada no assento, isso poderá deixá-la mais confortável. 


Dica de ouro para todas as crianças: NÃO incentivar o uso de telas nos horários da refeição. 


Seu filho(a) é seletivo? Quer aprender outras técnicas para ajuda-lo(a) a superar a seletividade? Entre em contato e agende uma consulta:


Márcia.Laboissiere 

Nutricionista 

CRN3 47668


Referências: 

https://rsdjournal.org/index.php/rsd/articule/view/25248

https:ilslearningcorner.com/5-surprising-sensory-activities-to-help-picky-eaters/


#comportamentoalimentar

#seletividadealimentar

#criançaseletiva 

#nutricionistacomportamental

 

Como é a abordagem do comportamento alimentar?

8 maio, 2024

Na abordagem do Comportamento Alimentar nos desprendemos da prática de dietas baseadas apenas em contagem calorica e nutricional dos alimentos e ampliamos o olhar sobre os aspectos emocionais, fisiológicos, culturais, psicologicos, socioeconomicos e ambientais de cada paciente em tratamento. É um olhar holistico que vai muito além do que se come ou se deixa de comer, passando por questões afetivas, cognitivas e situacional. O propósito é conhecer o paciente de forma integral e assim guia-lo nas escolhas que fazem mais sentido para sua realidade e objetivos. 

O tratamento baseado no Comportamento Alimentar pode beneficiar desde pacientes em processoas de emagrecimento a pacientes com doenças crõnicas como diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia, ou ainda pacientes com transtornos alimentares como complusão alimentar, bulemia, anorexia, entre outros.

Entre em contato e agende sua consulta,

Márcia Laboissiere

Nutricionista 

CRN 3 47568