A hora de.comer.exige estímulos sensoriais, pois antes mesmo da comida ir a boca, comemos com os olhos, sentimos a textura e o cheirinho da comida. É normal crianças em fase de desenvolvimento estranharem algum desses sentidos em certo nível.

Para crianças com Seletividade Alimentar esses sentidos costumam ser um grande desafio, muitas vezes tomarão sua decisão de.não comer baseada apenas na aparência, cheiro ou textura do alimento. 

Outro desafio em muitos casos é se manter sentados à mesa, pois o ato de comer pode gerar ansiedade nesses pequenos 

Três dicas importantes: 

🍰 Apresentação do prato: COZINHE junto com seu filho. Ele pode ajudar nos preparos simples como lavar frutas e saladas e na montagem do prato. Essa é uma boa forma de quebrar restrições sensoriais. 

🙌🏼 Restrições alimentares ligadas a texturas dos alimentos podem ser trabalhadas com atividades sensoriais que estimulem o contato com diferentes texturas. Brincar na areia, na terra, com água, na grama, são excelentes opções.

⚽ Movimentos: para crianças que têm dificuldade de se manter sentadas à mesa, incentivar atividades que estimulem movimentos antes do horário das refeições. Isso o deixará mais tranquilo na hora de comer. Outra dica, colocar uma almofada no assento, isso poderá deixá-la mais confortável. 


Dica de ouro para todas as crianças: NÃO incentivar o uso de telas nos horários da refeição. 


Seu filho(a) é seletivo? Quer aprender outras técnicas para ajuda-lo(a) a superar a seletividade? Entre em contato e agende uma consulta:


Márcia.Laboissiere 

Nutricionista 

CRN3 47668


Referências: 

https://rsdjournal.org/index.php/rsd/articule/view/25248

https:ilslearningcorner.com/5-surprising-sensory-activities-to-help-picky-eaters/


#comportamentoalimentar

#seletividadealimentar

#criançaseletiva 

#nutricionistacomportamental